Negativação Indevida: Seu Direito à Indenização!

Você já foi surpreendido com uma negativação indevida em seu nome? Essa situação pode trazer inúmeros transtornos, como a restrição ao crédito, dificuldades para realizar compras e, principalmente, danos à sua reputação. O que muitos consumidores não sabem é que, nesses casos, é possível buscar uma indenização pelos prejuízos sofridos.

Nosso escritório recentemente obteve uma importante vitória no processo nº 5009083-30.2020.8.13.0223, no qual a Desembargadora Mônica Libânio, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, condenou o Banco Itaú Unibanco S/A ao pagamento de uma indenização de R$ 12.000,00 por negativação indevida do nome do consumidor.

O que caracteriza uma negativação indevida?

A negativação indevida ocorre quando o nome de um consumidor é inserido nos órgãos de proteção ao crédito (SPC, Serasa, etc.) de forma injusta, seja por erro da instituição financeira, falhas em renegociações de dívidas, cobranças indevidas ou mesmo por fraudes.

Quais são os seus direitos?

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), em caso de negativação indevida, você pode exigir:

  1. A imediata remoção da restrição do seu nome nos cadastros de inadimplentes;
  2. A reparação por danos morais, uma vez que o simples fato da negativação indevida já é suficiente para gerar o direito à indenização;
  3. A restituição em dobro de valores cobrados indevidamente, conforme prevê o artigo 42 do CDC.

Como comprovar a negativação indevida?

Para fortalecer sua reclamação, é essencial reunir documentos como:

  • Extratos de órgãos de proteção ao crédito;
  • Comprovantes de pagamento que demonstrem a regularidade das suas obrigações;
  • Comunicações da empresa cobradora.

Caso concreto

No caso recente em que atuamos, ficou comprovado que o consumidor teve seu nome negativado injustamente, mesmo após renegociar sua dívida conforme as orientações do próprio banco. A decisão judicial reconheceu o erro da instituição e arbitrou uma indenização significativa, reafirmando o direito do consumidor à reparação justa.

Se você passou por uma situação semelhante, não deixe de buscar seus direitos. As empresas devem ser responsabilizadas por seus erros, e você tem o direito de ser indenizado pelos transtornos causados.

Compartilhar artigo:

Roberto Nassif

Advogado

Somos uma equipe de advogados especialista em proteger o direito dos consumidores. Na Nassif Prieto Advogados, estamos comprometidos em fornecer serviços jurídicos de qualidade para nossos clientes em todo o Brasil. Já ajudamos consumidores nos 27 estados brasileiros a obter a justiça que merecem em seus casos.

 

Deixe um comentário preenchendo o formulário abaixo.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nassif Prieto & Advogados

Roberto Nassif

Advogado

Somos uma equipe de advogados especialista em proteger o direito dos consumidores. Na Nassif Prieto Advogados, estamos comprometidos em fornecer serviços jurídicos de qualidade para nossos clientes em todo o Brasil. Já ajudamos consumidores nos 27 estados brasileiros a obter a justiça que merecem em seus casos.

Follow On Instagram

Postagens Recentes

  • All Post
  • Casos Judiciais e Indenizações
  • Direitos do Consumidor Básicos
  • Problemas com Produtos e Serviços

Assine a newsletter

Faça parte da nossa newsletter e receba todos os nossos principais e exclusivos artigos em primeira mão.

Você foi inscrito com sucesso! Oops! Algo deu errado, tente novamente.
Edit Template

Fale conosco

Serviços

Ações Indenizatórias

Contratos Imobiliários

Problemas com Voo

Responsabilização do Plano de Saúde

Falha do Produto ou do Serviço

Propaganda Enganosa ou Venda Casada

Siga-nos

Newsletter

Você foi inscrito com sucesso! Oops! Algo deu errado, tente novamente.

© 2025 Nassif Prieto Advogados. Todos os direitos reservados.